Como Escolher o MOP de Limpeza Ideal
Escolha o mop certo para limpeza eficiente e ergonômica. Tipos incluem giratório, spray, cordão microfibra e tira pó. Considerações: liberação, absorção, durabilidade, lavagem e capacidade do balde.
Não dá mais para pensar em limpeza sem pensar em conforto e praticidade. As formas de limpeza e os materiais utilizados são frequentemente repensados para atingir maior desempenho sem causar dor nas costas ou perda de tempo. Com a evolução da dupla de rodo e pano de chão, temos hoje no mercado o MOP de limpeza profissional, muitas vezes também acompanhado do balde de limpeza MOP.
Com o objetivo de aumentar a produtividade, tornando a tarefa mais ágil e prática, o MOP é mais ergonômico e higiênico, levando a uma limpeza muito mais eficiente e segura.
Agora que você já sabe as vantagens do MOP, aprenda a escolher o modelo ideal para cada ambiente. Entenda a finalidade de cada modelo. Iremos te ensinar quais critérios devem ser considerados na hora da compra para a melhor limpeza.
Qual a função e os benefícios do MOP de limpeza?
MOP é um termo em inglês que significa esfregão. Elaborado para aperfeiçoar a limpeza do chão em qualquer ambiente, seja ele doméstico, comercial, hospitalar, etc.
É possível limpar o chão sem torcer o esfregão na mão, oferecendo muito mais comodidade e segurança, sem perder a qualidade!
A eficácia do MOP, de qualquer tipo, é capaz de reduzir de forma significativa o tempo de limpeza do chão e a quantidade de produto químico utilizado, consequentemente reduzindo despesas, portanto oferecendo maior vantagem para ambientes com grande circulação de pessoas.
Quais são os tipos de MOP de limpeza profissional?
Antes de falarmos sobre cada modelo, é importante salientar que todos eles apresentam o benefício de maior produtividade dos profissionais executores e oferecem melhor condição de ergonomia e segurança, pois além de mais confortáveis, possuem a vantagem de não necessitar serem torcidos com as mãos como realizado pelos métodos mais antigos, sendo estes a famosa dupla de rodo e pano de chão (para limpeza úmida) e as vassouras (para a limpeza seca).
Confira abaixo os modelos e escolha de acordo com a sua demanda.
1. Giratório
Esse modelo é muito útil e seguro, o MOP giratório é formado por um balde com uma centrífuga e um esfregão circular usado para limpar e secar o chão. O MOP giratório possui cerdas de algodão e vem acompanhado de um balde com duas partes: uma para colocar o produto de limpeza e outra para tirar o excesso de água (torcer) de acordo com a necessidade do ambiente, não sendo necessário contato direto com as mãos.
2. Spray
Uma das evoluções do MOP é o tipo spray. Essa versão conta com um compartimento de armazenamento do produto de limpeza da sua escolha, que será usado para a limpeza do piso. O líquido é jogado no chão por meio de um disparo simples, sendo possível realizar quantos jatos forem necessários para a higiene completa.
À medida que os disparos do produto são dados, é possível passar a base reta e revestida por um refil de algodão ou microfibra. Esse modelo é indicado para limpeza de ambientes varridos e livre de sedimentos maiores. O formato retangular da base do MOP facilita a limpeza de cantos mais difíceis de alcançar com o MOP circular.
3. MOP Cordão Microfibra
Este modelo possui cordões de microfibra na base, e é ideal para ser usado com qualquer tipo de produto de limpeza. Além disso, pode ser lavado na máquina, conferindo maior durabilidade e consumo sustentável.
4. MOP tira pó
É também chamado de MOP seco com alto rendimento. O objetivo desse modelo é a remoção da poeira, assim como faz a vassoura, mas sem espalhar o pó pelo ambiente, semelhante ao aspirador. Essa versão também auxilia na absorção eficiente de líquidos. Possui um cabo longo, alguns reguláveis, facilitando a limpeza de lugares altos, como janelas e até mesmo a limpeza de paredes.
O refil pode ser trocado para a higienização e substituição, conferindo maior vida útil ao produto.
É possível usar MOP para passar cera?
Sim, é possível usar cera líquida no balde do MOP ou despejá-la diretamente sobre o esfregão. Depois, é só espalhar de forma uniforme sobre o piso, aguardar secar e em seguida lustrar com o MOP seco.
Dicas do que considerar na hora da escolha do MOP ideal
A escolha do MOP ideal irá proporcionar maior produtividade da limpeza do ambiente, podendo aliar maior segurança e conforto para a atividade.
Liberação
Se refere a quantidade de produto de limpeza ou água que o MOP devolve ao balde no momento da torção. Quando há maior liberação, há uma torção mais completa e efetiva, permitindo que o esfregão exerça sua função novamente de forma mais limpa.
Absorção
É a qualidade referente a quantidade de líquido que o MOP de limpeza será capaz de absorver, portanto capaz de enxugar e limpar de forma rápida e eficiente o piso, possibilitando a liberação mais rápida do trânsito de pessoas no local.
Durabilidade
A durabilidade está relacionada ao tipo de fio do refil e ao tipo de esfregão. Os equipamentos que demonstram maior durabilidade vão demorar mais a serem substituídos, conferindo boa economia e consumo consciente.
Os esfregões devem ser substituídos quando há faixas danificadas ou esgarçadas, odor ruim, aparecimento de bactérias e descoloração.
Lavagem
A durabilidade estará relacionada também aos processos de lavagem aos quais o esfregão poderá ser submetido. Então, no momento da escolha, certifique-se de como deve ser feita a manutenção do refil para que ele possa desempenhar seu papel de maneira eficaz por mais tempo.
Capacidade dos baldes
Se refere a quantidade de litros que um balde consegue armazenar. Em reservatórios menores existe a necessidade de trocas de água mais frequentes, enquanto que no caso de reservatórios maiores a troca é menos frequente. Conferindo menor tempo para o preparo do material para a limpeza.
Estas são algumas das muitas características que deve-se atentar no momento de escolha do MOP mais adequado para a demanda em questão. A Dismix oferece garantia de segurança e um processo de limpeza mais adequado com alto rendimento e maior produtividade.